Whey Protein "Tipos"



WHEY PROTEIN CONCENTRADO (WPC)

É uma proteína que passa por filtragens que não eliminam completamente a gordura e a lactose da fórmula e a estrutura da proteína se mantém intacta, passando normalmente pelo processo natural de digestão, que é relativamente lento. Algumas pessoas podem ter dificuldade em digerir este tipo de whey por conter a proteína íntegra e pela presença da lactose em sua composição, principalmente os alérgicos à proteína do leite e os intolerantes à lactose.

 WHEY PROTEIN ISOLADO (WPI)

Esse tipo de whey é praticamente livre de lactose (podendo ser utilizado por pessoas com intolerância a lactose), gordura e colesterol. O processo de filtração quebra a estrutura das proteínas. Esse tipo de Whey é indicado principalmente no pós-treino imediato devido à sua rápida absorção e garantia do aporte imediato de aminoácidos estimulando a regeneração muscular.
Com o avanço dos processos tecnológicos, hoje temos dois tipos diferentes de whey isolado que apresentam características e propriedades diferentes:

  • ISOLADO ION-CHANGE: Whey isolado por troca-iônica. Neste processo o whey é aquecido e as proteínas passam por um processo químico para separá-las e quebrá-las. Este processo é o mais antigo e apresenta desvantagens, pois o aquecimento desnatura as proteínas e o processo químico aumenta demasiadamente a quantidade de sódio do produto.

  • ISOLADO MICRO-FILTRADO A FRIO: É o processo mais moderno de filtração que garante a integridade e a pureza das proteínas. A filtragem das proteínas é mecânica, por vários tipos de filtros e ocorre em baixas temperaturas garantindo que as frações quebradas de proteína mantenham-se bioativas, ou seja, não sofram desnaturação garantindo a funcionalidade biológica das mesmas (imunológicas, moduladoras hormonais entre outras funções). Não passando por processamento químico, este whey é o que apresenta o mais baixo teor de sódio.
 WHEY PROTEIN HIDROLIZADO (WPH)

O whey protein hidrolisado é aquele que passa por um processo em que as moléculas de proteína do soro do leite são quebradas em partículas menores através de hidrólise, processo similar ao digestivo, disponibilizando praticamente os aminoácidos livres, fazendo com que a digestão e a absorção se tornem ainda mais rápidas. É conhecido como whey protein pré-digerido. O whey 100% hidrolisado pode ser uma alternativa para as pessoas que tem intolerância a lactose e/ou alergia as proteínas de origem animal.

BLENDS 

É uma mistura de tipos e frações de proteínas diversas com o objetivo de que sejam absorvidas de forma gradual visto que cada tipo de proteína tem uma estrutura molecular diferente, maior ou menor, o que influencia no processo digestivo. Novos estudos observaram que ao utilizar uma bebida contendo uma mistura de diferentes tipos de proteínas, os aminoácidos são liberados para a circulação sanguínea de maneira gradativa e a resposta da síntese proteica se prolonga, além da capacidade anticatabólica manter-se por mais tempo, comprovando a eficiência do uso de blends proteicos em refeições como café da manhã, intermediários e também na ceia, última refeição antes de dormir, garantindo que os músculos sejam “alimentados” durante o período do sono.

ALBUMINA

Albumina é uma proteína de alto valor biológico presente na clara do ovo e também encontrada no leite e no sangue como sua principal proteína, que se encontra em grande abundância no plasma, onde é sintetizada no fígado. Devido à sua alta digestibilidade e por conter todos os aminoácidos essenciais nas quantidades e proporções ideais, a albumina é reconhecida como a mais rica proteína animal, sendo fundamental para o crescimento e regeneração muscular. Vantajosa por ser um produto natural, seguro e bastante econômico para a realização de uma dieta proteica. Ela é facilmente digerida e absorvida, o que facilita a recuperação do organismo.

CASEÍNA

A Caseína, a proteína predominante encontrada no leite, é uma proteína de digestão lenta que tem um papel muito importante para prevenir a quebra muscular. A Caseína também tem a habilidade de liberar aminoácidos lentamente o que causa uma liberação constante de aminoácidos na corrente sanguínea. Essa liberação pode durar até 7 horas após a ingestão.
Existem 3 formas de Caseína:
Caseinato de Cálcio
Caseína Micellar
Proteína Isolada do Leite (Milk Protein Isolate)
O Caseinato de Cálcio é o que tem a pior qualidade entre os 3 tipos e é geralmente utilizado como ingrediente em alimentos. A Caseína Micelar e a Caseína presente na Proteína Isolada do Leite são idênticas. Enquanto a Caseína Micellar é 100% Caseína, o Milk Protein possui a proteína micellar e o whey.
O suplemento de Caseína é nada mais que a forma desnaturada da caseína encontrada no leite. É também 80% da proteína encontrada no leite. O processo de separação do leite é chamado de ultrafiltração. Esse processo é feito sem o uso de materiais químicos, e aumenta a quantidade de peptídeos bioativos que auxiliam o sistema imunológico além de melhorar o crescimento muscular.
A Caseína também tem a característica de formar uma "bola", ou gel, no intestino, o que causa a liberação constante de aminoácidos no fluxo sanguíneo. Essa característica faz com que a Caseína seja a escolha ideal de uma proteína que tem o efeito anti-catabólico de longa duração.
A Caseína provê uma nutrição superior ao músculo que é ótima para a recuperação, crescimento muscular e ganhos de força. Isso é importante após um treinamento intenso, quando seus músculos estão "com mais fome". A Caseína entra de maneira lenta no fluxo sanguíneo, o que significa que tem pouco impacto na síntese de proteína. Entretanto ela possui um efeito poderoso ao suprimir a quebra proteica, o que a torna uma proteína muito boa para manter massa muscular.
Em alguns estudos, a Caseína demonstrou a habilidade de sustentar elevações estáveis de aminoácidos por até 7 horas! Também mostrou possuir um efeito anti-catabólico muito forte que não é encontrado nem mesmo com a proteína de digestão rápida: Whey Protein.
Isso só comprova o papel importante da caseína na realização de exercício físico e exercícios com pesos!

O QUE O WHEY PROTEIN FAZ?

As funções que o Whey Protein exerce no corpo humano são várias, como criação de músculos e aumento de massa muscular magra, reconstrução muscular para atletas e fisiculturistas de alta performance, além de um excelente auxílio no sistema imunológico dos usuários. Alguns outros fatores positivos da proteína de soro de leite são:
  • Evitar a perda de massa muscular depois de treinos rígidos;
  • Um maior e mais rápido metabolismo dos alimentos ingeridos;
  • Melhoria na reconstrução muscular;
  • E muitos outros fatores que farão de você um atleta muito melhor!
O whey protein é rapidamente absorvido entre 30 e 60 minutos. A soja e a albumina  são proteínas de absorção intermediária, entre 60 e 120 minutos. E a caseína é uma proteína de absorção lenta, requerendo entre três e cinco horas. Existem produtos que tem na sua composição os 3 tipos de whey protein (Whey Concentrado, Isolado e Hidrolisado), outros produtos que além dos 3 tipos de whey, tem também a albumina (proteína do ovo), a caseína (outro tipo de proteína do leite) e alguns tem, além das proteínas de origem animal citadas acima, proteínas de origem vegetal, que é o caso da soja.

EXISTEM EFEITOS COLATERAIS?

O Whey Protein não possui efeitos colaterais, portanto, se destaca como proteína mais utilizada. O único problema que poderá ser gerado por sua utilização é para aqueles que têm alergias ou rejeições a produtos que contém lactose, pois, o mesmo é tirado do soro de leite, que possui fragmentos do mesmo. Se você tem algum tipo de rejeição a leite, antes de tomar Whey Protein, principalmente o Concentrado, consulte um médico, ele te dirá corretamente o que deve ser feito e se você poderá ou não ingerir a substância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário