Vasodilatadores



O consumo de suplementos vasodilatadores tem se tornado cada vez mais comum no âmbito esportivo e vem conquistando cada vez mais atletas e praticantes de atividade física, devido aos diversos benefícios associados ao seu consumo. Saiba mais aqui no Isso é Fitness.

O que são suplementos vasodilatadores?

Os suplementos vasodilatadores têm a capacidade de aumentar o calibre dos vasos sanguíneos, favorecendo a circulação sanguínea e, consequentemente, o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos. Desta forma, há uma maior oferta de glicose para os músculos durante a atividade física, fornecendo maior energia para a contração muscular, além de reduzir a concentração plasmática de lactato e amônia, substâncias responsáveis pela fadiga e desconforto muscular durante o exercício, podendo contribuir para a melhora da performance esportiva.

Composição

A composição dos suplementos vasodilatadores pode variar de acordo com o fabricante. No entanto, eles são comumente compostos por arginina, um aminoácido que participa da síntese de Óxido Nítrico (NO), substância responsável pela dilatação dos vasos sanguíneos. Além disso, podem conter, também, algumas vitaminas e minerais em sua composição. 

Benefícios
  
Além de promover a vasodilatação, provocando aumento no transporte de nutrientes e oxigênio para os músculos, os suplementos vasodilatadores podem promover, ainda, outros benefícios: 



*Aumento da secreção de GH (hormônio do crescimento) que, por sua vez, favorece o ganho e hipertrofia muscular, além de estimular o metabolismo dos lipídeos;
*Maior tolerância ao esforço;
*Estímulo para a síntese proteica muscular;
*Pode contribuir para a melhora do desempenho esportivo;

Efeitos adversos

Quando consumidos em excesso, os suplementos vasodilatadores podem provocar efeitos como diarreia e desconforto gastrintestinal, assim como a suplementação em altas doses de qualquer outro aminoácido. Sendo assim, o ideal é consultar sempre um médico ou nutricionista antes de fazer uso do produto.

Laís Coelho, nutricionista Natue

Nenhum comentário:

Postar um comentário